Segundo Ricardo Barion, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina, a migração do transportador para caminhões semipesados equipados com caixa automatizada será rápida.Barion explica que a caixa automatizada trouxe o desafio de ir além e oferecer mais do que já existe no mercado. “Não queríamos menos do que uma solução completa, comprometida com performance, conforto, economia e segurança”. O mercado de semipesados do Brasil já conhece as 11 versões da Linha Tector, que atendem diversas demandas do transporte, do varejo à construção civil. O modelo é reconhecido por transportadores e motoristas pelo baixo custo operacional, potência e conforto. Agora a Iveco, marca da CNH Industrial, apresenta o Tector Auto-Shift, com câmbio automatizado de 10 velocidades e motor N67, FPT Industrial, em três versões: 170E30 4x2, 240E30 6x2 e 310E30 8x2. “A utilização da transmissão automatizada é uma tendência que começou no segmento de pesados e ganha força, cada vez mais, nos semipesados. A categoria de semipesados representa 27% do mercado brasileiro de caminhões. Em 2016, o mercado de veículos comerciais com câmbio automatizado foi de 20% do total dos segmentos 6x2 e 8x2. Nasceu Foi no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), que foi conecebido o Tector Auto-Shift. O novo produto da montadora, que completa 20 anos no Brasil em 2017, foi projetado para maximizar a operação, aumentando o conforto do motorista. Ele faz isso graças à sua avançada transmissão, que evita possíveis erros nas trocas de marcha que poderiam ocasionar custos adicionais com combustível ou com o desgaste prematuro de componentes. Segundo Ricardo Barion, o Tector circula entre os médios e semipesados, e é perfeito para aqueles que buscam eficiência em transporte, com conforto, economia e produtividade. “Os novos modelos Auto-Shift, com câmbio automatizado e motor N67, dão conta de entregas comerciais menores até operações fora-de-estrada, e atendem os clientes que costumam passar muito tempo dentro do caminhão, uma vez que um motorista chega a fazer de 400 a 800 trocas de marchas por dia, dependendo da aplicação.” Destaque ainda para o pós-venda. Os clientes têm à disposição um plano de manutenção competitivo. Na principal fatia do mercado deste produto (6x2 rodoviário), por exemplo, ele é 18 % mais barato do que a concorrência. A Iveco oferece ainda a revisão com preço fixo para os dois primeiros anos do veículo, com valores em media 11% abaixo dos concorrentes.
“O Tector Auto-Shift é a melhor solução de veículo automatizado do segmento de semipesados. Temos certeza que será rapidamente reconhecido pelo mercado”, diz Barion.A linha Tector Auto-Shift está disponível em toda a rede da Iveco, que conta com 67 parceiros entre concessionárias e pontos de atendimento, estrategicamente distribuídos pelo País. O Tector Auto-Shift foi submetido a 63 simulações e testes funcionais, rodando mais de 350 mil quilômetros para avaliações, oferecendo ao mercado uma opção de caminhão que une a durabilidade ao custo operacional. As avaliações foram feitas no Campo de Provas da Iveco, o primeiro do segmento na América Latina, e em trechos percorridos em rodovias, serras, vias urbanas, com e sem pavimentação, que colocaram à prova a resistência estrutural do veículo e o desempenho da transmissão Eaton. O conjunto foi preparado para aproveitar o melhor da transmissão, que tem 10 marchas, aproveitando bem o desempenho do motor, além de possuir uma “super reduzida”, que garante tranquilidade ao motorista para arrancar em situações adversas, mesmo com o caminhão carregado. Modos A Iveco ouviu os caminhoneiros e desenvolveu modos exclusivos para o Tector Auto-Shift, que aumentam a eficiência e a segurança da rodagem em diferentes operações: Pedal do acelerador otimizado: Foi desenvolvido um pedal de acelerador progressivo, permitindo que o motorista encontre facilmente a melhor zona de torque de motor – proporcionando então uma condução mais econômica. Esse recurso é útil, especialmente em subidas. Lançamento uDown Hill: Numa condição de descida suave, sem o uso de freios, o veículo engrena a 10ª marcha automaticamente, mesmo que o motorista não pressione o pedal do acelerador. Isso proporciona mais segurança e redução do consumo de combustível. uPower Auto: É uma espécie de botão “sport”, que permite o veículo aumentar sua velocidade. Esta função é habilitada quando o motorista aciona o botão lateral da alavanca de troca de marchas por três segundos, mudando o tempo de troca de marchas pra chegar mais rápido possível a 2.500 rpm. Após um minuto a função desabilita automaticamente possibilitando redução no consumo de combustível. uAuto Coast: Em condições de descida leve ou em trecho plano, quando o veículo estiver diminuindo sua velocidade e reduzindo as marchas, ao chegar na 5ª marcha a transmissão aciona automaticamente a embreagem deixando o veículo desenvolver de forma segura e confortável para transpor um obstáculo como um quebra-molas, por exemplo. Logo após passar por ele, ao retomar a velocidade do veículo, a marcha correta será acionada sem prejuízos para a performance. Mais recursos uKick Down: que ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz uma marcha aumentando o giro do motor. uSkip Gear: dependendo da carga, velocidade e inclinação da pista o veículo faz trocas fora da sequência convencional. uHill Holder: assistente de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3s, facilitando o engate da primeira marcha - transição de tirar o pé do freio para o acelerador. uASR: em condições de baixa aderência o sistema controla as rodas evitando que elas girem em falso. uModo Manobra: basta que o motorista pressione um pouco o acelerador para o veículo começar a se movimentar com velocidade baixa e constante, sem trancos – útil em diversas aplicações, como doca e posto de combustível. O coração A FPT Industrial desenvolveu o motor N67 para atender especialmente o novo Tector Auto-Shift. Este propulsor entrega potência de 300cv e torque máximo de 1050Nm. Sua calibração proporciona trocas de marchas mais rápidas, distribuindo melhor o torque e potência, economizando até 5% de Diesel + Arla na comparação com a concorrência. “A integração do motor com a transmissão automatizada auxilia e protege o motorista e seu veículo, conduzindo a uma direção que preserva o powertrain, ou seja, evita excessos, além de melhorar o desempenho geral do caminhão, consumo de combustível e conforto”, destacou Maurício Neto, gerente de Contas Especiais da FPT Industrial na América Latina
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