Embora pareça fácil, o processo de carga e descarga exige planejamento e muito cuidado para que tudo saia como o previsto. Entretanto, nem sempre isso acontece, pois, muitas falhas danificam as cargas e afetam negativamente a qualidade da entrega.
Algumas avarias mais comuns são: carga quebrada, arranhada, marcada, desgastada, com alterações e até inchada (em caso de umidade). Para prevenir esses problemas, é fundamental o uso de embalagens que garantam a segurança da carga e, principalmente, adotar equipamentos que reduzam os riscos de avarias.
A Lei 13.103/15, conhecida como a Lei do Motorista, regulamenta todo esse procedimento de carga e descarga. Alguns dos principais pontos que ela estabelece e que é importante ficar de olho são:
1. Prazo máximo para carga e descarga
Cinco horas é o prazo máximo para carga e descarga de um veículo. Esse tempo passa a contar assim que o automóvel chega ao endereço de destino. Caso isso não seja cumprido, é cobrado R$ 1,38 por tonelada/hora ou fração do tempo permitido.
2. Indenização do tempo de espera
Segundo a lei, essa indenização deve seguir a proporção de 30% do salário.
3. Repouso entre as jornadas
Entre as jornadas de trabalho é exigido um repouso de 11 horas, que pode ser fracionado em 8 horas seguidas e as 3 horas restantes podem ser usufruídas durante as próximas 16 horas.
4. Limites da jornada de trabalho
No que diz respeito à jornada de trabalho, ela pode ser estendida por até 4 horas extraordinárias, mas é preciso ter previsão em convenção ou acordo coletivo para que isso ocorra.
5. Exames toxicológicos
É exigido a realização de exames toxicológicos tanto na admissão quanto na demissão.
Agora que você já está por dentro do que a Lei do Motorista diz sobre a carga e descarga, confira as dicas do Denny Mews, CEO da CargOn, logtech que atua como operador logístico digital, e especialista em transporte de cargas, sobre os erros mais comuns neste processo. A tecnologia oferecida pela startup pode contribuir com todos esses cuidados, gerando informação de forma proativa em tempo parado, jornada dos motoristas, tracking da carga para evitar passivos para o contratante. Confira:
1. Tempo de espera
Um veículo parado significa aumento de gastos logísticos e geralmente está ligado ao tempo de espera para carga e descarga. Mudanças na rota e pagamento de horas extras são algumas consequências de um caminhão parado por um longo período. Há também as alterações nos prazos de entrega como consequência, afetando diretamente a satisfação do cliente final, além da reputação da empresa. “A Lei do Motorista estipula uma multa que pode ser de até 5% do valor da carga a partir da quinta hora de atraso. Toda essa dor de cabeça pode ser evitada com um bom planejamento e roteirização do transporte”, explica Denny.
2. Parar em lugar inapropriado
Esse erro muito comum pode trazer altos prejuízos, como o roubo da carga ao parar em local inadequado e multas que o motorista e a empresa podem receber. Os caminhões precisam respeitar os locais apropriados para estacionarem.
3. Veículo que não é apropriado para a carga
Cada tipo de veículo tem seus limites máximo de peso e características que precisam ser respeitados no processo de carga e descarga. “De nada adianta tentar fazer a carga de um armário gigante em um carro pequeno, por exemplo”, pontua o executivo. Exceder esse limite causa riscos diretos à vida do motorista e é facilmente identificado quando ocorre, podendo gerar multas. Outro ponto para ficar de olho é no processo de descarga. Se um item é muito pesado, é preciso que se use uma rampa hidráulica para sua remoção ser feita com segurança.
4. Falta de manutenção no veículo
Os processos de carga e descarga acabam desgastando o veículo. O movimento de colocar e retirar itens podem levar a arranhões, amassados ou batidas. Por isso é muito importante que seja feita uma manutenção do veículo de tempos em tempos. “Não cuidar e revisar a frota com frequência é um erro mais grave do que esses pequenos incidentes”, destaca Mews.
5. Equipes sem treinamento
Por mais que todos os itens citados acima sejam colocados nos eixos, nada vai fluir perfeitamente se o time não estiver bem treinado para o processo de carga e descarga, seguindo protocolos e garantindo mais segurança e menos erros.
“Um time bem preparado se constrói através do compartilhamento de conhecimento. Então, inclua em sua gestão de logística algumas reuniões para repassar a todos as diretrizes da empresa quanto aos processos de carga e descarga”, finaliza Denny.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!