18 de Outubro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:
Publicidade

Veja os tipos de carga mais transportados em rodovias brasileiras

Por Equipe RC em 20/04/2022 às 18:19
Veja os tipos de carga mais transportados em rodovias brasileiras

Entre todos os produtos transportados por caminhões, a variedade de objetos é enorme. Os produtos vão desde alimentos, medicamentos, matérias-primas e até mesmo outros veículos.

Embora todas sejam feitas utilizando caminhão, existem diferenças no trabalho de transportar cada uma delas. Isso significa que, tanto a experiência do caminhoneiro, quanto os cuidados com a carga e tipo de caminhão são essenciais para realizar esse transporte da forma mais adequada.

Vamos conhecer alguns tipos de carga mais transportados e algumas curiosidades sobre elas. Confira!

1 - Cargas a granel

O transporte de cargas a granel consiste basicamente em levar: trigo, milho, cenoura, batata, morango etc. Se trata de itens que não precisam ou não podem ser embalados ou em caixas para que sejam transportados.

Esse transporte é feito sem acondicionamento, identificação ou contagem de unidades, diferente de produtos eletrônicos, por exemplo, que são transportados considerando o volume.

Para realizar o transporte de maneira adequada, o primeiro passo é saber se o veículo está de acordo com o trabalho realizado. Assim como foi mencionado anteriormente, o tipo de carga deve ser realizado com a estrutura correta, e para evitar prejuízos é preciso um caminhão apropriado.

Após verificar o caminhão, certifique-se da acomodação para que o produto chegue em ótimo estado ao seu destino final. Por fim, busque capacitação. Nada melhor que entender sobre o produto que trabalha para elaborar e aplicar os melhores métodos de lidar com ele.

2 - Cargas frigoríficas

Quando falamos em carga frigorífica precisamos dividir em dois grupos: perecíveis e congelados. Os primeiros são frutas e legumes, por exemplo, além de determinados medicamentos que não podem ser expostos a variações de temperatura.

Nesse caso, os alimentos são colocados em câmaras frias, que mantêm a temperatura por meio de aparelhos de refrigeração para manter a temperatura entre 0ºC e -10ºC. Não há, no entanto, formação de gelo.

Já no caso do transporte de produtos congelados, a temperatura precisa ser mais baixa ainda chegando a -20ºC. Alguns exemplos de cargas congeladas são carnes, frangos e peixes, além de itens vegetais comercializados dessa forma. 

Os caminhões frigoríficos precisam de atenção especial em relação à sua manutenção e limpeza. Até porque, carregam alimentos especialmente sensíveis, o que aumenta o risco de perdas decorrentes de contaminação ou causadas por variação brusca de temperatura.

3 - Cargas vivas

A categoria de carga viva costuma ser frequente no setor pecuário, mas também pode ser utilizada para veterinária ou ao longo de trabalhos de ambientalistas, como o resgate de animais.

Se tratando da pecuária, o transporte geralmente é composto por aves, bovinos ou suínos, no entanto, a carroceria do caminhão também pode transportar cavalos, animais para reservas e outros. 

O principal cuidado com esse tipo de carga é o respeito ao bem-estar animal, com entradas suficientes de ar e dimensionamento adequado para cada espécie e o devido cuidado com velocidade e condições da pista para evitar grandes impactos, freadas bruscas e qualquer balanço extremo.

4 - Cargas indivisíveis

Esse é bem legal e curioso. Já imaginou como seria um caminhão transportando um avião? Quando falamos em cargas especiais ou indivisíveis, alguns podem se perguntar do que se trata. De modo geral, a carga indivisível é aquela cujo peso e dimensão ultrapassem os limites regulamentares e exijam um transporte especial, com veículos e profissionais devidamente preparados para essa tarefa.

A indústria frequentemente precisa enviar equipamentos de grande porte que não podem ser desmontados. Pelo peso e dimensões da carga, o transporte demanda cuidados específicos e veículos especiais.

Vale ressaltar que o peso e a dimensão são calculados considerando o caminhão e a carga, e as regras para a realização desses deslocamentos são determinadas tanto pelo Código Brasileiro de Trânsito quanto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

5 - Cargas perigosas

É considerada perigosa qualquer carga que possa colocar em risco a segurança das pessoas ou causar danos ambientais, tal como produtos químicos ou inflamáveis, pesticidas e combustíveis.

Por isso, é preciso utilizar caminhões especiais para essa modalidade de carga, que não só possuam equipamentos seguros e estejam com a manutenção em dia, mas, ainda, sejam claramente sinalizados de acordo com a classificação de riscos estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro.

6 - Cargas secas

Esse talvez seja o mais “comum” e em maior quantidade, pois se trata de um volume considerável de possibilidades e coisas a serem transportadas. Existem vários tipos de carga seca, que por não serem perecíveis, não necessitam de cuidados especiais, como refrigeração ou proteção.

Alguns exemplos são alimentos embalados (sacos de arroz ou outros grãos), materiais de construção, móveis, objetos de madeira etc. O caminhão mais indicado para esse transporte é o baú, que permite o armazenamento das mercadorias com maior segurança.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..