23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Você conhece as funcionalidades de cada modelo de caminhão?

Por Revista Caminhoneiro em 08/06/2020 às 17:01
Você conhece as funcionalidades de cada modelo de caminhão?

Trabalhar nas estradas inclui uma série de especificidades quando nos referimos ao transporte de cargas. Isso porque a classificação dos veículos varia bastante, assim como a sua capacidade máxima de peso suportado, tamanho e funcionalidades.

Esses e outros detalhes técnicos são essenciais para que sejam definidas as atribuições daquele modelo, destacando também as regiões restrições para a circulação do veículo em determinados horários e regiões.

Para mostrar algumas dessas variedades, a revista Caminhoneiro trouxe hoje alguns modelos comumente utilizados para o transporte de cargas. Não perca!

1) Carreta

O primeiro caminhão que queremos destacar hoje é a carreta. Sendo um dos tipos de caminhão mais utilizados para transportar cargas, é composta por duas partes:

  • Cavalo: se refere à parte responsável pela cabine e motor do caminhão.

  • Carroceria: o espaço em que a carga é acomodada para o devido transporte.

Além disso, existem 3 tipos de carreta divididas entre:

Carreta com dois eixos

Essa carreta chega a 18 metros de comprimento e nela é possível transportar até 33 toneladas.

Sua estrutura é composta por um cavalo mecânico (com 2 eixos) e semirreboque (com mais 2 eixos).

Carreta com três eixos

Tanto quanto a carreta de dois eixos, nela o comprimento também pode chegar a 18 metros. Contudo, por possuir um eixo a mais, essa carreta suporta um peso bruto maior, de até 41,5 toneladas. Nela o cavalo mecânico também possui 2 eixos.

Carreta cavalo trucado

Para esse modelo a diferença principal é o fato de suportar mais peso, chegando a 45 toneladas, possuindo um cavalo mecânico trucado. Fora isso, essa carreta também possui 3 eixos e seu comprimento atinge os 18 metros.

2) Veículo Urbano de Carga

Comumente visto no dia a dia, esse modelo é essencial para os centros. Em regiões de tráfego intenso os grandes caminhões possuem restrições de circulação, porém, essas regras não se aplicam aos urbanos.

Os seus limites de tamanho são de 2,20 metros de largura máxima e de 7,20 metros de comprimento máximo.

2) Caminhões ¾

Mais um modelo que nós da revista Caminhoneiro decidimos falar hoje é o ¾. Em geral o limite máximo suportado por ele é de 4 toneladas. Vale ressaltar que a variação do peso suportado depende do tamanho da carroceria e a distância existente entre os dois eixos.

3) Caminhão semipesado (Toco)

Conhecido como “Toco”, o caminhão semipesado é um veículo de carga não-articulado com comprimento máximo de 14 metros e apenas um eixo de roda na traseira, podendo ter até seis pneus (quatro na traseira — eixo duplo — e dois na dianteira).

4) Caminhão pesado (Truck)

Truck é como é conhecido um conjunto de dois ou três eixos de rodas em tandem. O caminhão pesado é limitado, também, a 14 metros, mas é trucado, equipado com um conjunto de eixos em tandem na traseira e, por isso, tem capacidade de carga maior. Pode, ainda, ser usado como unidade tratora de uma composição.

Trouxemos esses detalhes destacando alguns desses modelos, pois é muito importante entender os limites de cada caminhão. Seguindo esse padrão e adequando o modelo escolhido exatamente ao serviço prestado é possível trafegar com mais tranquilidade, sabendo que está dentro da lei.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Dicas

Aguarde..