23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Você sabe o que é preciso para se tornar um motorista de caminhão?

Por Revista Caminhoneiro em 23/10/2020 às 08:47
Você sabe o que é preciso para se tornar um motorista de caminhão?

Ser caminhoneiro é uma das profissões mais simbólicas e expressivas que conhecemos e por isso por vezes as partes técnicas acabam sendo desconsideradas antes de haver um entendimento maior sobre esse universo.

A vida dos caminhoneiros é repleta de histórias. Há muitas pessoas que sentem prazer em pegar a estrada dirigindo um caminhão, pensando em atravessar o País levando cargas e conhecendo novas cidades.

Porém, assim como em qualquer profissão, é necessário se preparar para enfrentar os variados desafios encontrados nas estradas.

Um deles, a revista Caminhoneiro trouxe recentemente um conteúdo falando sobre uma dessas dificuldades. Você saberia como agir ao se deparar com fumaça nas rodovias? Se você ainda não viu, clique aqui para conferir.

Essa é uma das questões que se deve conhecer, contudo, aqui lidamos com uma situação cujo motorista já seja um caminhoneiro.

Para entendermos ao certo o nosso ponto, precisamos retroceder alguns anos. Pois seja dirigindo uma carreta nas rodovias ou um caminhão munck dentro da cidade, há um passo a passo que precisa ser seguido antes que você possa embarcar nesse mundo da estrada.

Pensando nisso, preparamos alguns tópicos anteriormente destacados, para lembrar a todos que desejam se tornar caminhoneiros o que é necessário para iniciar nessa carreira. Vamos lá?

Primeiro passo: tirar a habilitação

Por mais que seja óbvio, algumas pessoas não dão a devida atenção para esse item. O primeiro passo para se tornar um motorista de caminhão é conseguir a habilitação necessária para isso.

A carteira “B”, muito comum para a direção de veículos de passeio, não é suficiente para habilitar você a dirigir um caminhão.

O DENATRAN e a lei

De acordo com o DENATRAN, a categoria “E” é descrita como “condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares. Ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer”.

Porém, há algumas restrições para se conseguir essa habilitação. É preciso estar habilitado há pelo menos um ano na categoria “D”, caso você tenha partido da categoria “B” para a “D”; porém, se você tirou a “D” a partir da “C”, poderá requerer a mudança para a “E” sem esperar o prazo de um ano habilitado com a “D”.

Em qualquer um desses casos é necessário lembrar que o interessado não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

As últimas medidas antes de passar para o passo 2 é fazer um curso especializado e um treinamento em prática veicular de situação de risco.

Segundo passo: fazer cursos específicos

Dependendo do tipo de carga que você pretende transportar será preciso fazer um curso específico. O curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), por exemplo, é exigido de todos os motoristas que vão transportar produtos químicos e similares.

Já aqueles que vão transportar peças únicas com dimensões que ultrapassam as estabelecidas por lei precisam realizar um curso nomeado de “Transporte de Cargas Indivisíveis”.

Mesmo aqueles que já fazem transporte em caminhões menores, usando a habilitação “D”, precisam ainda de cursos adicionais, como é o caso do curso de Transporte Coletivo de Passageiro ou o curso de Transporte Escolar.

Em média, cada curso tem uma carga horária variada entre 40h e 60h e dificilmente você vai conseguir um emprego nesse ramo, seja como contratado ou autônomo, se não possuir as devidas qualificações.

Terceiro passo: considerar ser autônomo ou empregado?

Depois que você conseguir todas as habilitações necessárias para embarcar na profissão, é hora de pensar na carreira que você seguirá no futuro.

Em linhas gerais, há duas alternativas: você pode se tornar empregado de uma empresa ou comprar um caminhão e se tornar um motorista autônomo. As duas situações têm as suas vantagens e desvantagens. Vamos entender um pouco sobre elas:

Para quem está começando ou tem pouco dinheiro, se tornar empregado para adquirir experiência é uma boa alternativa. Assim, você terá oportunidade de trabalhar com os mais diversos tipos de cargas, enquanto você não tem o valor suficiente para a compra de um caminhão próprio.

Depois de certo tempo na área, com ampla bagagem profissional, aí sim você pode considerar a alternativa de se tornar um motorista autônomo.

Mas como ser motorista autônomo? Para se tornar um motorista autônomo leve em consideração dois fatores: as condições que você terá para financiar o seu próprio caminhão e as maneiras que você vai encontrar para conseguir fretes e garantir o seu próprio sustento.

Quarto passo: analise as oportunidades

Existem oportunidades de trabalho para aqueles que possuem as devidas habilitações. Nas cidades, em geral, aqueles que já contam com uma carteira “C” já estão aptos a dirigir veículos menores, que não excedam o peso bruto de 3.500 kg.

A categoria “D”, por outro lado, uma das mais frequentes entre os motoristas de transportes, permite que você dirija caminhões munck, desde que já tenha obtido o treinamento adequado.

O topo da carreira, no entanto, é reservado àqueles com habilitação na categoria “E”, cujo número de oportunidades é menor, mas os salários são um pouco mais altos, devido à falta de mão de obra qualificada. Quanto mais cursos você fizer, certamente mais portas e oportunidades se abrirão em sua carreira.

Ao contratar os serviços de uma empresa de locação de caminhão munck, por exemplo, o contratante espera que a empresa trabalhe apenas com profissionais qualificados, habilitados e com experiência no domínio das máquinas.

Dessa forma, todos têm as garantias de que dificilmente algo de errado acontecerá, uma vez que todos estão devidamente preparados e aptos para as suas funções.

Tendo em mente os pontos necessários para se tornar um motorista de caminhão, você já terá cumprido metade do caminho necessário para atingir seus objetivos. 

Por tudo isso, preste atenção nessa lista! Antes de entrar nessa profissão, assim como tantas outras, procure conversar com outros motoristas de caminhão.

Essa troca de ideias pode, em muitos casos, eliminar parte do romance ou impulsionar ainda mais o plano de ser caminhoneiro. Contudo, antes de tomar uma decisão assim é necessário obter o máximo de informações possíveis.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Dicas

Aguarde..