19 de Outubro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:
Publicidade

Volkswagen antecipa novidades nas linhas Constellation e Meteor para a Fenatran 2024

Por Graziela Potenza em 26/09/2024 às 15:49
Volkswagen antecipa novidades nas linhas Constellation e Meteor para a Fenatran 2024

A Volkswagen Caminhões e Ônibus realizou um evento em sua fábrica em Resende–RJ, para anunciar algumas das novidades que serão apresentadas na Fenatran 2024. Naturalmente, a empresa está reservando algumas surpresas para a ocasião. Para iniciar com o pé direito sua nova etapa rumo ao aumento da participação no mercado de extrapesados, a Volkswagen apresentou novas opções ao mercado e já registrou vendas dos novos modelos.

Ricardo Alouche, vice-Presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou que a empresa já vendeu 80 unidades do Constellation 20.480 4x2 para a Transportes Gabardo, transportadora de veículos do Rio Grande do Sul, e está em negociações para vender mais 150 unidades a outras empresas.

“Muitas outras negociações já estão em andamento”, falou.

Novidades na linha Constellation

Os modelos apresentados incluem o Constellation 20.480, o primeiro Constellation 4x2 da história com motor de 13 litros, focado em aplicações logísticas de média distância. A linha Constellation ganha um novo integrante: o modelo 20.480 4x2, equipado com o motor MAN D26 de 13 litros. Este lançamento complementa a oferta já existente, que inclui os modelos Constellation 25.480 6x2 e 26.480 6x4. Segundo Ricardo Alouche, o novo caminhão 4x2, com seu motor mais potente, foi desenvolvido para atender setores que operam em médias distâncias, como o transporte de carga seca, cargas industriais e operações de abastecimento entre portos e ferrovias.

Inovações na linha Meteor

Na linha Meteor, a novidade é o modelo 28.480 HD 6x2, que agora recebe o HD, de Heavy Duty. Com isso, o caminhão passa a oferecer uma Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 58,5 toneladas, superando o modelo anterior, que possuía CMT de 53 toneladas. Outra atualização importante na linha Meteor é a introdução da cabine Highline. A partir de agora, os modelos 28.480 HD 6x2 e 29.530 6x4 sairão de fábrica com painel digital de série.

Expectativas e estratégias

A disputa no segmento de extrapesados é acirrada, e, segundo Ricardo Alouche, a Volkswagen alcançou o terceiro lugar na participação de mercado no segmento de extrapesados acima de 420 cv, representando uma fatia de 18%. Quando questionado pela revista Caminhoneiro sobre as expectativas para os próximos meses em relação ao aumento de participação, influenciado pelos novos modelos, Ricardo Alouche respondeu categoricamente:

“Sem dúvida, esses modelos contribuirão para o aumento da nossa participação no mercado, e temos planos de alcançar 20% em 2025 com as novidades em nossa linha de extrapesados.”

Tecnologias e serviços para frotistas

Ricardo Alouche destacou que, além dos caminhões, os serviços oferecidos desempenham um papel crucial para impulsionar as vendas, especialmente em um segmento que valoriza altamente a disponibilidade dos veículos.

“Além da ampliação do portfólio de produtos, a oferta de soluções de serviços e conectividade tem sido fundamental para consolidar a força de vendas da Volkswagen no competitivo segmento de extrapesados, que atualmente representa 43% do total das vendas de caminhões no Brasil”, afirmou.

Conectividade e digitalização

Com isso, a Volkswagen elevou a digitalização de seus caminhões com o novo pacote Highline, agora disponível como opção para os clientes da marca. O pacote oferece um total de 110 funcionalidades, incluindo 80 itens configuráveis no painel de instrumentos, que é exibido em uma tela de 10 polegadas, além de outros 30 recursos na central multimídia de 7 polegadas.

“Com o pacote Highline, a VWCO faz sua entrada no mundo digital,” afirmou Rodrigo Chaves, vice-Presidente de Engenharia da montadora.

O novo painel de instrumentos está disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Entre as 80 funcionalidades oferecidas, destacam-se dados sobre o desempenho do motorista, o peso do veículo por eixo e o controle da altura da suspensão nas versões com suspensão pneumática.

Em termos de segurança, a VWCO introduziu o bloqueio remoto do veículo, acessível através da plataforma RIO.

“Esse tipo de recurso já existe no mercado, mas esta é a primeira vez que é oferecido de fábrica,” comentou Chaves.

Suporte e facilidades para motoristas

Para facilitar o dia a dia dos motoristas, a montadora também apresentou o VWCOnnect, que permite ao frotista gerenciar até sete veículos ao mesmo tempo. Caso seja necessário controlar mais caminhões, o aplicativo pode ser instalado em outros dispositivos. As funcionalidades para os caminhoneiros incluem partida do motor, acendimento das luzes da cabine e ativação do alarme. O dispositivo também oferece acesso direto ao serviço ChameVolks via WhatsApp ou ligação, além de fornecer leitura de códigos de falha, consultas de rotina do caminhão, revisões, histórico de viagens, monitoramento do consumo médio e controle de despesas, como pedágios.

A revista Caminhoneiro questionou como os motoristas poderão se preparar para tirar o máximo proveito de todas essas tecnologias. Ricardo Alouche explicou que, apesar das muitas funcionalidades oferecidas, a manipulação é muito intuitiva e fácil. Além disso, ele ressaltou que

“contamos com a Entrega Técnica dos veículos, onde todos os detalhes de utilização são bem explicados, e nossa rede de concessionárias está extremamente preparada.”

Fotos: divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..