Equipado com um eixo auxiliar elétrico de tração inteligente desenvolvido pela Suspensys, do grupo Randoncorp, o Meteor Hybrid promete dar uma nova cara ao transporte de cargas no Brasil, combinando tecnologia sustentável e potência.
Diferente de outras inovações, o sistema elétrico e-sys agora integra um caminhão, sendo que, até o momento, era aplicado apenas em carretas. Segundo Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a recarga do sistema elétrico leva menos de duas horas e oferece um adicional de 200 cavalos de potência ao veículo.
"É uma solução de descarbonização inovadora e sob medida para mercados como o nosso, onde a infraestrutura de recarga para longas distâncias ainda é escassa", explicou Cortes.
O caminhão vem equipado com motor a diesel e um eixo elétrico auxiliar que trabalha de forma automática. A tecnologia embarcada permite ao sistema escolher o modo de tração conforme a rota, a topografia e o nível da bateria, garantindo uma condução otimizada.
O terceiro eixo, que se transforma em trativo quando necessário, transforma o caminhão em um 6x4, entregando mais torque e capacidade para enfrentar subidas e iniciar a movimentação com reboques pesados. Esse ajuste na configuração promete reduzir o tempo de viagem, especialmente em terrenos íngremes, onde o veículo ganha até 20% de velocidade adicional, graças a um aumento de 35% na força trativa.
Outro ponto forte do Meteor Hybrid é o sistema que eleva o eixo elétrico quando este não está em uso, reduzindo o desgaste dos pneus e os custos de manutenção. A regeneração de energia nas desacelerações aumenta a eficiência do sistema, economizando bateria e ampliando a autonomia do caminhão conforme as condições da rota.
Este conceito reflete a estratégia de descarbonização da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) , que já produziu o primeiro caminhão 100% elétrico na América Latina. Agora, com o Meteor Hybrid, a montadora une eletrificação e flexibilidade: em trajetos longos, ele pode rodar apenas com o motor a diesel, mas também pode ser recarregado tanto em sistemas de baixa voltagem (220V) quanto em carregadores de alta voltagem padrão CCS2.
Para otimizar o desempenho e a economia, o Meteor Hybrid vem equipado com um pacote aerodinâmico que inclui defletores no teto, nas laterais da cabine e do chassi, além de extensores para acomodar o pack de baterias. A parte inferior é protegida por uma borracha que reduz o arraste, e as calotas especiais também minimizam a resistência do ar.
A cabine oferece ao motorista uma visão aprimorada, com alcance de mais de dois quilômetros, graças a um sistema de câmeras e monitores que elimina pontos cegos e facilita a visibilidade noturna por meio de sensores infravermelhos. Esse conjunto também contribui para um melhor coeficiente aerodinâmico, e o controle dos obstáculos em marcha à ré é facilitado.
Com previsão de preço de aproximadamente R$ 1,25 milhão, o Meteor Hybrid deve atrair empresas focadas em ESG e redução de emissões, especialmente no segmento de logística e transporte de safra. Cortes acredita que o novo conceito poderá substituir entre 30% e 40% das frotas de empresas que buscam alternativas mais sustentáveis.
Com essa inovação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus reafirma seu compromisso com o futuro do transporte sustentável e aponta para uma nova fase no mercado de caminhões híbridos no Brasil.
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