A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Audi acabam de anunciar uma iniciativa inédita no país. Em um projeto piloto exclusivo, a Audi realizará a entrega de seus veículos por um meio 100% sustentável e livre de emissões de poluentes. A ação envolverá dez unidades do modelo Audi RS e-tron GT, que serão transportados oficialmente aos seus novos proprietários residentes no Estado de São Paulo pelo VW e-Delivery, primeiro caminhão elétrico totalmente desenvolvido e produzido em Resende (RJ). Conforme os resultados a tendência é expandir essa operação sustentável para todo o Brasil.
O anúncio da parceria acaba de ser realizado, nesta quinta-feira, dia 7, no primeiro dia do Festival Interlagos, que reúne diversas marcas automotivas apresentando o seu portfólio de veículos aos clientes.
Segundo Luciano Cafure, diretor de Marketing da VWCO, “estamos felizes com essa iniciativa. É a primeira entrega 100% sustentável aqui no Brasil. O nosso e-Delivery, totalmente elétrico, agora transportando também veículos da Audi sustentáveis. Sem dúvida, é uma ação de sustentabilidade, de inovação e de futuro essa parceria com a gigante Audi.”
“Mais uma vez, o pioneirismo e a inovação dos VW e-Delivery se unem à exclusividade e alta tecnologia da marca Audi. Em outubro de 2021, os modelos e-tron foram o transporte oficial dos clientes VWCO nos test drives de nossos caminhões elétricos em São Paulo. Agora, o VW e-Delivery terá a honra de levar os Audi RS e-tron GT até seus compradores. Esperamos que essa parceria frutifique ainda mais, aqui no Brasil e futuramente também no exterior”, diz Ricardo Alouche, vice-Presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Conforme Felipe Valente Alva, supervisor do Marketing de Produtos da Volkswagen Caminhões, o comprometimento que a VWCO tem perante a sustentabilidade, sobretudo, no Brasil e agora na América Latina é total. O e-Delivery é o primeiro caminhão a ser produzido 100% sustentável e elétrico no Brasil. “Hoje, as empresas estão visando fazer as entregas sustentáveis em suas operações logísticas. Provavelmente, outras empresas irão seguir esse caminho.”
Uma unidade do VW e-Delivery 11 toneladas 4x2 cedida pela montadora ganhou plataforma guincho com fechamento de sider para o transporte dos automóveis Audi, garantindo a segurança no trajeto das lojas até as residências de seus novos proprietários. Toda a operação será coordenada pela área de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que ainda contará com a assistência técnica da rede de concessionários autorizados da marca.
Tecnologia de ponta
Os modelos e-Delivery com 11 e 14 toneladas de peso bruto total são o resultado do equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes, e da dedicação integral de um time formado por 150 engenheiros e técnicos brasileiros. Com a opção de seis ou três pacotes de bateria, a engenharia inteligente dos produtos se traduz em uma autonomia de até 250 km, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação.
Todo o projeto do e-Delivery foi construído ao redor das baterias, em módulos, numa verdadeira arquitetura flexível. Esse design concebido pela engenharia da empresa no Brasil é único e patenteado, com um melhor aproveitamento do chassi para comportar a tecnologia elétrica de forma inovadora.
Complementando a oferta de soluções de transporte com zero emissões, o e-Consórcio, parceria com algumas das maiores empresas em eletromobilidade do mundo, assegura comodidade e eficiência para o cliente da montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores. Pela primeira vez no país, um caminhão elétrico é oferecido como uma solução de transporte completa.
Audi na sustentabilidade
"A Audi do Brasil está engajada na ampliação de seus veículos elétricos e em iniciativas que incentivem a mobilidade sustentável no país. Por meio desta parceria inédita com a Volkswagen Caminhões e ônibus, estamos oferecendo uma experiência completamente elétrica e personalizada aos nossos clientes, mostrando que é possível ampliar a mobilidade sustentável para toda a cadeia logística", afirma Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil.
O Audi RS e-tron GT é o primeiro esportivo 100% elétrico da Audi, oferecendo desempenho dinâmico, aceleração de 0 a 100 km/h 3,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta sobe para 475 kW ou 646 cavalos. Lançado em maio de 2021, o modelo teve todas as unidades disponibilizadas vendidas em menos de 24 horas de pré-venda.
O veículo utilizado na iniciativa será o caminhão e-Delivery, que ganhou uma série de adaptações como a plataforma de auto socorro com fechamento de sider para o transporte dos veículos da Audi, garantindo a segurança no trajeto das lojas até as residências dos novos proprietários. Com peso total bruto de 11 toneladas, arquitetura flexível ao redor das baterias e opções de seis ou três pacotes de bateria, o e-Delivery oferece uma autonomia de até 250 quilômetros, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação.
Estratégia de eletrificação
O lançamento das novas motorizações dos modelos A3, A4 e A5 reforça a estratégia da Audi em se consolidar como marca mais sustentável, eficiente e inovadora do mercado brasileiro. Com uma estratégia consistente em eletrificação de seus veículos, a montadora oferece atualmente um portfólio de quatro modelos elétricos: e-tron, e-tron Sportaback, e-tron S Sportback e RS e-tron GT.
No início deste mês, a Audi lançou o novo Q5 TFSI e quattro, o seu primeiro veículo híbrido plug-in no país. Com uma potência combinada de 367 cv e 500 Nm de torque, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e SUV Coupé e teve a pré-vendas de 300 unidades já esgotada em menos de uma semana de vendas, demonstrando o sucesso imediato do modelo.
No Brasil, a Audi possui uma série de projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no seu Centro Técnico, em São Paulo, e em algumas concessionárias no país. Além disso, a fabricante anunciou recentemente o investimento de R$ 20 milhões na instalação de carregadores elétricos DC de 150kW nas 42 concessionárias da marca no Brasil, com conectores do tipo CCS2, compatíveis também com veículos de outras montadoras.
A Audi tem a meta global de ser uma empresa 100% neutra em carbono até 2050, com uma oferta cada vez maior de veículos elétricos: 30 modelos eletrificados serão lançados até 2025. A partir de 2026, todos os novos veículos lançados serão elétricos e, em 2033, está previsto o fim da produção de veículos a combustão.
Fotos: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!