A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está atravessando um momento decisivo em sua jornada, marcado pela revitalização significativa de sua fábrica em Resende (RJ). Este avanço veio na esteira do sucesso na licitação do programa Caminho da Escola, resultando na reativação do segundo turno de operações. Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, ressaltou a importância deste momento, referindo-se a ele como uma reviravolta necessária após ajustes de produção em maio devido às condições de mercado.
A unidade de Resende agora abriga 5,2 mil trabalhadores, evidenciando um crescimento significativo. A conquista de um lote recorde de 5.600 unidades para o Caminho da Escola notabiliza a VWCO como o maior produtor de ônibus escolar do Hemisfério Sul.
Os desafios dos últimos meses não impediram a VWCO de alcançar avanços notáveis. Cortes destacou a renovação completa da linha de produtos para atender aos padrões Euro 6, a introdução de 30 novos produtos, a expansão do caminhão elétrico e-Delivery em mercados internacionais e a apresentação do e-Volksbus.
Para 2024, as expectativas são de recuperação, com projeções de desempenho superiores a 2023, apoiadas por uma potencial redução de juros e um crescimento projetado do PIB.
"Embora ainda seja cedo para previsões exatas, estamos otimistas sobre um desempenho superior ao de 2023. Esperamos uma continuação na redução de juros, vital para o setor de transportes, e um crescimento projetado do PIB entre 1,5% e 2%.”
Além disso, a VWCO planeja iniciar a montagem de veículos em Córdoba, Argentina, no segundo semestre de 2024, como parte de um investimento de R$ 2 bilhões entre 2021 e 2025.
A expansão para a Argentina inclui a inauguração de uma linha de montagem de veículos pesados em Córdoba, com o caminhão da linha Constellation sendo o primeiro modelo produzido.
Ricardo Alouche, vice-Presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO, comentou sobre a crescente demanda no setor de agronegócio e o foco na categoria extrapesada, que domina 40% do mercado:
Ricardo Alouche, vice-Presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO
“Estamos investindo muito nessa categoria. Praticamente a cada dois caminhões vendidos, um é extrapesado. Por isso, ao analisarmos o ranking dos 10 veículos mais vendidos de caminhões, os seis primeiros são da categoria extrapesada.”
Por fim, Alouche mencionou o caminhão elétrico de 17 toneladas, atualmente em fase de protótipo e com previsão de discussões mais aprofundadas no final do próximo ano, antecipando vendas para 2025. A Fenatran 2022 serviu como palco para a apresentação do conceito do caminhão Optimus, sinalizando futuras inovações na linha Meteor.
Essa série de movimentos estratégicos coloca a VWCO em uma posição privilegiada para liderar o setor de veículos pesados, marcando uma nova era de crescimento e inovação.
Fotos: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!