A tecnologia presente a bordo tem como objetivo melhorar o custo operacional da categoria otimizando os gastos com combustível
A inovação tecnológica promete trazer um sistema de controle de marchas que cruze informações com dados obtidos pelo GPS. Dessa forma, será traçada uma rota mais apropriada para o veículo e, consequentemente, garantir uma melhor performance operacional.
O sistema é independente, por isso não precisa da interação do motorista em momento algum. O foco é utilizar a inteligência artificial para que trabalhe a favor do veículo e reduza significativamente o consumo de combustível.
“Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, esclarece Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da VWCO.
O veículo é equipado com motor MAN D26 e com a transmissão automatizada ZF TraXon, que processa informações em alta velocidade e dispõe de diversas outras soluções para tornar o veículo eficiente.
Uma delas é a função kick down, que tem como objetivo se adaptar ao motorista. Com ele, ao pisar fundo no acelerador o sistema de transmissão reduz a marcha a uma mais adequada, aumentando o giro do motor e trazendo mais performance ao caminhão.
Uma outra tecnologia é o Eco-roll, que utiliza o próprio embalo do caminhão sempre que possível, colocando a transmissão em neutro por mais tempo de maneira controlada e segura.
Foto: divulgação
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