A Volvo acaba de expandir e modernizar o seu campo de provas de caminhões e ônibus na América Latina. Localizada no mesmo terreno da fábrica de Curitiba (PR), é a mais moderna instalação do gênero da Volvo fora da Europa. “Ampliamos e renovamos toda a infraestrutura, com as mais avançadas soluções de engenharia. Todos os testes feitos com os veículos aqui terão correspondência e validade para os mercados mundiais mais exigentes”, declara Rafael Barreto, diretor de Engenharia de Testes da Volvo na América Latina.
A área total tem cerca de 87 mil m². O campo conta com sete diferentes pistas para testes de durabilidade, estabilidade, freios, conforto e certificação de ruído. “Os testes realizados neste novo campo de provas reproduzem todas as condições encontradas nas estradas do Brasil e de toda a América Latina”, diz Barreto. A última etapa, relacionada às pistas de dinâmica veicular e rampas de teste, foi concluída no começo deste mês.
No complexo, os engenheiros e técnicos da Volvo usam métodos de testes que vêm sendo constantemente desenvolvidos e aprimorados para acompanhar a evolução do mercado e as aplicações dos caminhões. “Isso se traduz em veículos mais robustos, avançados e com melhor performance para os transportadores em todo o mundo”, explica o executivo. Ele lembra que ter uma infraestrutura de testes tão completa oferece agilidade no desenvolvimento e na adequação dos veículos, respondendo rapidamente às crescentes necessidades dos operadores de transporte.
Laboratório a céu aberto
O campo é um verdadeiro laboratório para o desenvolvimento de veículos pesados. Ele está posicionado a poucos metros dos escritórios de engenharia da Volvo no Brasil, facilitando o trabalho dos engenheiros brasileiros e do exterior, garantindo flexibilidade para os novos projetos de caminhões desenvolvidos no Brasil, em conjunto com os especialistas de outros países. O complexo também permite sinergia com as demais áreas de negócio do Grupo Volvo, bem como a redução de emissões de gases, uma vez que os testes são concentrados, otimizados, e realizados dentro da própria fábrica.
Decisão estratégica
“O investimento nesta ampliação do campo de provas foi uma decisão estratégica global da Volvo que demonstra a importância do nosso mercado para a marca”, destaca Alexandre Parker, diretor de assuntos corporativos do Grupo Volvo na América Latina. O Brasil é atualmente o segundo maior mercado mundial de caminhões Volvo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, país com um transporte rodoviário de cargas muito maior.
Padrão global
Todos os protocolos de teste de veículos no Brasil estão correlacionados com as demais pistas da Volvo no mundo. A marca tem estruturas semelhantes na Suécia (país sede da marca), Estados Unidos, França e Índia.
No Brasil, as pistas foram preparadas para a capacidade de carga de 21 toneladas por eixo, o equivalente a mais que o dobro dos limites das rodovias do país. Todo o design e a conceituação da estrutura latino-americana de testes são resultado do conhecimento dos especialistas globais da Volvo, em conjunto com os engenheiros brasileiros. “Isso significa que os resultados obtidos aqui são rigorosamente os mesmos que seriam conseguidos na Europa ou Estados Unidos, por exemplo. Trouxemos para um só local o melhor de cada uma das pistas de testes da marca”, orgulha-se Barreto.
As obras se estenderam por quase três anos e demandaram um esforço de várias áreas da Volvo, principalmente da engenharia do Brasil e da Suécia. Respeitando todas as demandas e limites ambientais, em seu período de construção foram movimentados 170 mil m³ de terra, o equivalente a 14 mil caminhões caçamba.
Fotos: divulgação
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