O grupo Volvo anunciou, recentemente, investimento de R$ 1 bilhão na América Latina. A maior parte dos recursos, cerca de 90%, será aplicada no Brasil, sobretudo em desenvolvimento de produto e na modernização da rede de concessionários. De acordo com presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, a fatia do investimento para outras partes da região atenderá principalmente a necessidade de aumento da rede de concesssionários no Peru.
A Volvo encerrou 2016 na liderança brasileira do segmento de caminhões pesados no Brasil, com 27,9% de market share. É a terceira vez consecutiva que a empresa lidera este mercado. A Volvo também foi a marca que mais cresceu no setor de caminhões na América Latina nos últimos nove anos. No ano passado, a exportação cresceram 30% e representaram 42% do total de vendas de caminhões no continente.
“A exportação sempre foi um dos pilares dos negócios do Grupo Volvo na América Latina. Por este motivo, estávamos preparados para aproveitar as oportunidades de negócios nos outros países”, afirma Wilson Lirmann.
No Brasil, a marca tem um quarto de participação no segmento de caminhões pesados. “O mercado reconhece a qualidade, a produtividade e a disponibilidade dos caminhões Volvo. Estamos sempre investindo em nossa linha de produtos e soluções para oferecer veículos que garantam mais rentabilidade na operação”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai.
Pelo terceiro ano consecutivo, o FH 460cv e o FH 540cv foram os veículos pesados mais vendidos do Brasil, com 1.426 e 1.344 unidades respectivamente.
Os investimentos feitos na rede de concessionárias nos últimos anos, foram fundamentais para esse desempenho. Atualmente, a rede Volvo soma 94 unidades estrategicamente distribuídas por todas as regiões brasileiras. “São casas novas, maiores, com muito mais estrutura para receber os caminhões e os motoristas, melhor localizadas, com técnicos e mecatrônicos altamente capacitados”, diz o presidente.
Presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann.