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Volvo lança Cross Country para o FH e apresenta novo caminhão autônomo na Agrishow 2024

Por Equipe RC em 02/05/2024 às 22:29
Volvo lança Cross Country para o FH e apresenta novo caminhão autônomo na Agrishow 2024

A Volvo introduziu uma inovação significativa no setor agrícola com o lançamento do pacote Cross Country para seu modelo FH 6x4 durante a Agrishow 2024. Este pacote foi projetado para aumentar a proteção e a durabilidade do veículo em operações agropecuárias, tornando-o ideal para ambientes mistos, como estradas asfaltadas e vias não pavimentadas. Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, destacou que o FH é perfeito para o agronegócio, seja nos canaviais, nas fazendas ou em aplicações florestais.

Desenhado para projetar-se um pouco mais à frente da cabine, o para-choque do FH Cross Country é do tipo vocacional, e se prolonga pela parte de baixo, interligando-se ao protetor do cárter, que neste modelo é de aço e mais robusto. Opcionalmente, o pacote pode trazer uma travessa para reboque de pino central, em caso de necessidade de auxílio. Como os veículos vocacionais são utilizados em operações severas, foi instalado também um defletor de calor no catalisador, além de uma proteção extra no tanque de Arla.

Para proporcionar ainda mais robustez, a Volvo oferece como opcional no XC uma 5ª roda de 3,5 polegadas, com sela robusta. O modelo tem na parte frontal da cabine um maior ângulo de ataque, o que permite trafegar por terrenos mais acidentados. Para proteger os faróis de eventuais pedras e tocos, a Volvo instalou uma grade proteção na frente do conjunto ótico, que inclusive é articulada, permitindo fazer mais facilmente a limpeza e a manutenção. Outra novidade são os dois defletores instalados nas extremidades frontais da cabine. Eles impedem o acúmulo de sujeira e barro na área da maçaneta das portas, dando mais conforto para o motorista.

A empresa também reafirmou seu compromisso com a tecnologia autônoma com a produção do caminhão autônomo Stark, em colaboração com a TMA. Este modelo, um FMX 380 8×4 de máxima robustez, foi projetado para os usos pesados fora de estrada. Ele possui câmbio automatizado I-shift Off Road de 7ª Geração e suspensão auxiliar com molas helicoidais e amortecedores, garantindo estabilidade na operação de colheita de cana. O projeto, de acordo com Jeseniel Valerio, gerente da Engenharia de Vendas da Volvo Caminhões, surgiu a partir da adoção de um novo espaçamento entre as linhas de plantio da cana-de-açúcar para que não sejam pisoteadas. “Os produtores perceberam que essa nova faixa de cultivo possibilita maior produtividade”.

O veículo é fornecido pela Volvo e já vem preparado com uma série de itens que tornam a implementação mais rápida e robusta. Por exemplo, ele já vem de fábrica com o sistema de direção VDS (Volvo Dynamic Steering), que executa com precisão a direção do veículo em modo Autônomo. Além disso, a Volvo já entrega módulos e chicotes para a instalação do sistema de Piloto via GPS.

Em campo, ele se adapta a qualquer tipo de terreno, inclusive os mais severos. Com bitola de 3m, o desempenho nos carreadores é mais rápido e fácil, mesmo com manobras em T e em círculo.

A cabine tem a máxima tecnologia embarcada, com automação dos principais comandos. A automação é nível 2, o operador não precisa direcionar ou acelerar. A operação simplificada tem condução semiautônoma, preparada para ser 100% remota. O piloto automático RTX ou RTK possibilita precisão e repetibilidade de 3 cm, o que é fundamental para a maior integridade das linhas de plantio e menor pisoteio.

A tomada de força é Volvo, no motor, do tipo Repto, e o sistema hidráulico com comando PVG load sense permite economia de combustível, pois demanda apenas o óleo necessário para a operação. A tomada de força no motor também aumenta a produtividade, pois agiliza a subida da caixa na hora do descarregamento. Além disso, cubos redutores Heavy dão mais desenvoltura ao trabalho pesado de subir e descer a caixa.

Ao combinar inovações tecnológicas com demandas específicas do agronegócio, a Volvo reafirma seu compromisso com o setor, como enfatizado por Cavalcanti. A empresa relata um aumento constante nas vendas de caminhões vocacionais, refletindo o crescente reconhecimento de suas soluções customizadas no mercado. Com a robustez e eficiência desses novos modelos, a Volvo continua a fortalecer sua posição como líder em soluções de transporte para a agroindústria.

A Volvo tem um compromisso firme com o agronegócio, desenvolvendo soluções para esse setor. Segundo Alcides Cavalcanti 60% das vendas da empresa estão direcionadas a algum segmento do agro.

"Temos 34% de participação no setor sucroalcooleiro e 36% nas operações madeireiras. Cerca de 29% de nossas vendas são de caminhões vocacionais, com crescimento constante", destaca.

Alcides Cavalcanti afirma que as vendas de modelos destinados a operações vocacionais cresceram de 16% para 17%, entre 2022 e 2023, e já registram um aumento de 18% até o final do primeiro trimestre de 2024.

"O início de 2024 foi atípico, com uma queda nos preços das commodities e expectativas de uma safra de grãos menor. No entanto, considero que será um ano positivo, especialmente no segundo semestre. Com os preços atraentes do etanol e do açúcar, o setor sucroalcooleiro tem demandado bastante, e a safra de inverno promete bons resultados", conclui.

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Fotos: divulgação

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