03 de Dezembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Vote consciente!

Por Equipe RC em 30/09/2022 às 14:18
Vote consciente!

O período de votação ocorrerá em todo o País neste domingo, dia 02 de outubro, das 8h às 17h

Na disputa eleitoral deste ano, que ocorre no próximo domingo, o eleitor precisa se atentar à ordem de votação para que não exista nenhuma confusão ao escolher seus representantes.

Em 2022, cinco cargos estão na disputa, sendo dois para o poder Executivo (Governador e Presidente da República) e três para o poder Legislativo (Deputado Federal, Estadual e Senador).

Na hora de votar, o eleitor deve manter a atenção na ordem estabelecida pelo Congresso Nacional, começando a votação pelos cargos do poder Legislativo. Quando chegar à urna, já tenha em mente quais serão seus candidatos e, de preferência, leve-os anotados em um papel com o número e ordem.

Você pode até usar o e-Título em seu celular para se identificar no local de votação neste domingo (2), nas eleições 2022. No entanto, na hora de entrar na cabine de votação, vai precisar entregar para o mesário o seu smartphone.

É extremamente importante que essa anotação seja feita em um papel, e não no celular, pois não é permitido votar com o smartphone à mão. Você até pode apresentar seu e-Título por meio do aplicativo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), porém, na hora de entrar precisará entregar seu smartphone.

Vote consciente

Sabendo dos procedimentos, a parte mais importante é o voto. Isso porque, o ato de votar é desacreditado por muitas pessoas, principalmente após o histórico do Brasil que, assim como outros países, é seguido por escândalos de corrupção.

Primeiro de tudo, política é opinião, mas deve ser baseada em fatos, ideias, conhecimentos, expectativas e todo sentimento que diz respeito à mudança, mas sempre deixando o campo do sentimento de lado.

É comum na política, como manobra eleitoral, que as pautas, discursos e ideias propagadas sejam carregadas de ideias passionais. Isso não depende do partido! O jogo político é esse, e nós, eleitores, precisamos aprender a ler nas entrelinhas.

A maior vantagem de um sistema político sobre a população é conseguir fãs, e não eleitores. Fã você deve ser do seu time de futebol ou basquete, do seu cantor favorito ou de um ator de cinema.

Na política, cada voto conta, e nosso objetivo, como eleitores, deve ser escolher a proposta que mais acreditamos ser adequada ao país, estado ou cidade, e a partir daí, cobrar incansavelmente de quem elegemos para que cumpra o que foi dito.

A polarização dos ideias políticos criou uma atmosfera hostil entre os eleitores, quando na realidade continuamos extremamente carentes de conhecimento sobre política. Informação e conhecimento não são iguais, e é exatamente essa sensação falsa de “conhecimento” que torna a polarização mais perigosa.

O conhecimento raso só te dá o suficiente para “escolher o lado que mais se identifica”, porém, para debater de fato sobre política é preciso conhecer o funcionamento do processo eleitoral brasileiro, entender seus papéis e após isso, de forma consciente, escolher seus representantes.

Há poucos dias das eleições não é possível aprender e entender todo o sistema político, que apesar de complexo, é fundamental para o funcionamento da sociedade. No entanto, não apenas nessas eleições, como em todas que virão ao longo da vida, se pudermos dar uma dica sobre o voto consciente é:

Sempre, independente da eleição, procure se informar sobre o candidato, e principalmente sobre o partido. Não vote em pessoas, heróis, salvadores ou quaisquer figuras emblemáticas, mas sim, em suas ideias e projetos.

Assim como elas, vote nas ideias e projetos do partido, pois o candidato é a linha de frente na ideologia desse partido. Pessoas são falhas, porém, a ideologia de um partido deve, em sua essência, ser absoluta.

Esse domingo serão 5 cargos, como dito anteriormente. Serão:

  1. Deputado Federal: é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos, representando o número do candidato;
     
  2. Deputado Estadual: vem na sequência, com 5 dígitos;
     
  3. Senador e seus dois suplentes: o eleitor deve teclar 3 dígitos;
     
  4. Governador e Vice-Governador: 2 dígitos;
     
  5. Presidente e Vice-Presidente da República: também 2 dígitos.

Votar em branco ou nulo é, de maneira prática, a isenção de uma decisão que diz respeito a você e a todos ao redor. Escolha o candidato com propostas e ideais sólidos para você e busque, de maneira inteligente, escolher o que considerar melhor para o Brasil.

De acordo com o TSE, o Brasil tem mais de 156 milhões de eleitores e eleitoras aptos em 2022. Qualquer mudança no País, a médio e longo prazo, começa neste momento da votação!

Portanto, lembre-se: vote consciente. Seu voto não acaba após apertar confirma, pois essa é uma decisão que perdurará todo o mandato do candidato escolhido.

Com informações do TSE

Foto: Agência Brasil

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..