Lançado em 2002, o VW 18.310 4x2 inaugurou um novo nicho de mercado: o de cavalo-mecânico com capacidade de tracionar 28 toneladas de carga líquida e potência de até 350 cavalos.
Com 310 cv num motor Cummins de seis cilindros e atributos de conforto como ar-condicionado e suspensão pneumática de série, o veículo se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas.
Não existiam caminhões com esse perfil. Ou eram menores ou muito maiores. Lançamos a solução intermediária, seguindo nosso slogan e cultura sob medida, que logo foi seguido pela concorrência. A estratégia deu certo.
O produto foi comercializado no Brasil por apenas quatro anos, mas seu legado foi enorme. Entre 2002 e 2005, a VW Caminhões e Ônibus chegou a atingir picos de 56% de market share no então novo segmento, composto por veículos na configuração 4x2 até 350 cavalos de potência. Para alguns mercados internacionais, o modelo seguia disponível até 2017. Ao longo de sua história, seus principais destinos foram a Nigéria, a Argentina, o Chile e a Colômbia.
O último Titan com essa configuração entra para a história da empresa num reconhecimento à relevância que trouxe à marca Volkswagen. O modelo vai ficar em exposição na fábrica da montadora, lado a lado com outros grandes marcos da trajetória da montadora: o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation, de 2006.
“Personagem” na TV
O Titan marcou época. Afinal, quem não se lembra das aventuras de Pedro e Bino, na série Carga Pesada da TV Globo? A bordo do modelo, os atores Antonio Fagundes e Stênio Garcia rodavam o país, assim como muitos caminhoneiros da vida real que venceram os desafios das estradas com o Titan. Hoje, no portfólio Euro 5 da montadora, a opção para quem busca um cavalo mecânico de entrada é o VW Constellation 19.330 Titan.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!