Em 1991, o mercado brasileiro recebeu uma grande novidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus: o VW 35.300, primeiro cavalo mecânico da marca, ainda produzido na fábrica Ipiranga da joint-venture Autolatina, em São Paulo (SP).
O seu lançamento ocorrido há três décadas, o VW 35.300, com 35 toneladas de peso bruto total, oferecia motor Cummins turbo pós-arrefecido de 8,3 litros e 291 cavalos, caixa de nove marchas à frente e duas a ré, embreagem com elementos cerâmicos e freios a ar de duplo circuito.
O veículo vinha com dois tanques de combustível de 280 litros cada. Na feira Fenatran de 1999, já de fábrica nova em Resende, a montadora apresentou um sucessor: o VW 40.300, na época o maior caminhão pesado Volkswagen. Porém, o maior fenômeno de vendas da marca nesse segmento surgiu em 2002, quando o VW Titan Tractor 18.310, apresentado pela primeira vez na Fenatran de 2001, ganhou a opção de suspensão pneumática na traseira, tanque de combustível de alumínio com 480 litros e novo banco sofá-cama. Até a chegada ao mercado da linha de caminhões Constellation em 2006, o Titan Tractor sozinho ultrapassou a marca histórica de dez mil unidades vendidas no Brasil e no exterior.
Hoje, a linha de cavalos mecânicos Volkswagen conta com uma grande oferta. Começando por oito modelos VW Constellation de 280 a 460 cavalos de potência, e complementada por dois novos VW Meteor com motores MAN D26 de 460 e 520 cavalos. Eles habilitam a VWCO a oferecer soluções de transporte de até 125 toneladas. Todos os caminhões buscam otimizar o custo total de operação (TCO), na filosofia “menos você não quer, mais você não precisa”.
Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus
“O investimento na nova família de extrapesados Volkswagen contemplou não só a pesquisa e o desenvolvimento, iniciada há 30 anos com nosso primeiro cavalo mecânico. Investimos mais de R$ 500 milhões, e um time de 150 colaboradores dedicou-se integralmente ao projeto. Os maiores caminhões VW do mundo fazem história no segmento de extrapesados, o que mais se expande no Brasil”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Fotos: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!