O mercado nacional de peças para reposição oferece grande potencial para a ZF Aftermarket. Prova disso, são os investimentos que são feitos no seu Centro de Distribuição (CD) da ZF Aftermarket localizado em Itu, interior de São Paulo. Nele são armazenados e enviados para os clientes produtos das marcas ZF, Lemdörder, Sachs e TRW, destinadas às linhas leve, pesada e ainda equipamentos off road.
Para atender com eficiência todos os pedidos, o CD está recebendo melhorias contínuas e investimentos em equipamentos automatizados e em digitalização de processos que elevaram a produtividade da operação em 34%, com aumento na agilidade de entrega de peças aos clientes e integração de dados com toda a cadeia, sendo um dos mais digitalizados de toda a ZF Aftermarket no mundo.
Para se ter uma noção, a operação de distribuição em Itu recebeu nos últimos cinco anos investimentos na ordem de R$18 milhões em equipamentos e processos. “As inúmeras otimizações e transformações digitais baseadas em Big Data, IoT – Inteligência Artificial e Machine Learning, traz cada vez mais eficiência à logística de peças da ZF Aftermarket na América do Sul,” explica Bruno Silva, gerente Sênior de Operações da ZF Aftermarket.
Muitos dos equipamentos usados na operação são robotizados e permitem integração de dados. O armazém conta com cinco elevadores automáticos, eles quadruplicam a velocidade de atendimento dos pedidos, aplicando o conceito de Picking by Light de coleta, por indicações de lasers. Além disso, há máquinas de embalagens automatizadas, estas com o sistema Picking-by-Voice, método de separação de peças a partir de comandos de voz dos operadores, entre inúmeras outros avanços.
Em 2020, o Centro de Distribuição da ZF Aftermarket iniciou a operação do sistema de RFID – Radio Frequency Identification – para o recebimento de toda linha de embreagens Sachs. “A aplicação deste sistema está sendo liderado pela ZF no que chamamos de solução “End-to-end”, ou seja, impactando a cadeia do mercado de reposição do início ao fim. Para isso, a ZF segue aprimorando o uso desta tecnologia e está em fase final de testes-piloto, compartilhando know-how e dando suporte aos clientes e parceiros em suas jornadas digitais”, diz Bruno Silva.]
Bruno Silva, gerente Sênior de Operações da ZF Aftermarket.
A eliminação da etapa de conferência de mercadorias alcançada com o RFID, necessária cada vez que um produto sai ou entra em um centro de distribuição, assim como ao chegar em distribuidores é uma das grandes vantagens. Com o sistema, a conferência é realizada de forma praticamente instantânea, eliminando possíveis erros.
Bom momento
De acordo com Reynaldo Contreira, Head da ZF Aftermarket na América do Sul, em 2021 a empresa obteve crescimento de mais de 26% no mercado de reposição do Brasil e a perspectiva de crescimento para 2022 é de cerca de 12%. O executivo é cauteloso: "ainda que o consumidor queira comprar um veículo novo, não há disposição de produtos no mercado por causa da crise dos componentes, que ainda continua. Por isso, acreditamos que o consumidor seguirá com a ideia de reparar o seu carro atual do que apostar na compra de um novo".
Globalmente, a divisão da ZF Aftermarket representa 7% dos negócios do Grupo ZF em 2021. No Brasil, a alta das vendas de veículos de passeio usados foi um dos motivos que impactaram positivamente as vendas de peças para o segmento de reposição. De acordo com dados divulgados em janeiro deste ano pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, 15,1 milhões de unidades foram comercializadas no ano passado, volume 17,8% superior a 2020.
Reynaldo Contreira, Head da ZF Aftermarket na América do Sul
“Soubemos aproveitar essa oportunidade com um dos mais completos portfólios de produtos do setor no País, que possui cerca de 20 mil produtos em linha nas áreas de freios, suspensão, direção, amortecedores e transmissões. Com maior volume de vendas de veículos usados, houve maior necessidade da manutenção preventiva e corretiva. Lançamos ainda cerca de 1.400 novos produtos no mercado durante o ano de 2021 para suprir a demanda da frota”, completa.
Contreira explica que a empresa realiza estudos de mercado aprofundados como forma de antecipar tendências de crescimento em cada segmento de atuação. “A cada ano lançamos novos produtos de forma estratégica para dar ampla cobertura às necessidades desse negócio. A perspectiva é de continuarmos ampliando a oferta de produtos e serviços, uma vez que o mercado de reposição é muito dinâmico e tem sido foco de um trabalho atento e estratégico da área comercial e de desenvolvimento”, explica.
“Estamos em meio a uma grande transformação industrial e de mercado e a ZF Aftermarket se prepara para o futuro, considerando que a mobilidade está mudando a cada dia. Temos que dominar os desafios do futuro”, enfatiza Contreira. A empresa criou áreas de responsabilidade para a chamada Nova Mobilidade e também Soluções Digitais de Conectividade. Dentre os objetivos está aplicar soluções em toda a cadeia de transportes, otimizando o fluxo de pessoas, veículos e cargas de forma dinâmica e otimizada. O projeto envolverá parcerias, empresas do setor de transportes, além de prefeituras e estados.
Crescimento
De acordo com Contreira, vários são os fatores que poderão levar a ZF Aftermarket a crescer mais em 2022. Além de elementos relacionados ao mercado, estão as próprias soluções que a ZF Aftermarket disponibiliza aos clientes e potenciais clientes como a melhoria contínua nos processos logísticos do centro de distribuição de Itu, SP, ações de fidelização juntos aos clientes, sólida presença no ambiente digital, além da integração com a Wabco adquirida pela ZF em 2020. Com isso, o Grupo possui agora 157 mil colaboradores em 188 localizações em 31 países (dados 2021).
O portfólio já conhecido do mercado brasileiro e sul-americano e a ampla rede de serviços da Wabco é um grande trunfo que fortalece a perspectiva de crescimento da ZF Aftermarket no mercado nacional. “Com a integração, a ZF se tornou o maior fornecedor para veículos comerciais da indústria em todo o mundo, com impactos diretos no mercado de reposição do Brasil e América do Sul”, explica o executivo.
A nova divisão trouxe grande aumento de portfólio de produtos e serviços. São cerca de 20 linhas de produtos voltados à área de reposição do setor de veículos comerciais no Brasil e uma ampla rede de serviços. São 107 parceiros de serviços que complementam a já extensa rede da ZF Aftermarket, somando um total de 185 parceiros.
Lançamentos
Para o segmento de pesados a ZF Aftermarket terá como seus principais lançamentos, ConActs para veículos Volkswagen, DAF e Mercedes-Benz, Servo freios para o Volkswagen Delivery, além de complementos para linhas de transmissões, embreagens e suspensão Lemförder. Como destaque de lançamentos da marca WABCO está o compressor de ar para o Volkswagen Meteor.
Quanto ao programa de renovação da frota de caminhões, Reynaldo Contreira, apoia totalmente o Renovar. “É muito importante para todos, sobretudo, para o meio ambiente. O envelhecimento da frota tem relevantes implicações quanto à segurança no trânsito, ao meio ambiente e contribui para o aumento dos custos logísticos que afetam a competividade dos produtos nacionais, resultando em repasse de custos ao consumidor e elevação da inflação no país”.
A ZF Aftermarket oferece atendimento e serviços além de venda de peças originais por meio de uma ampla rede de concessionárias instaladas na América do Sul. Ao todo são 185 pontos capacitados para oferecer o melhor serviço para veículos comerciais. A empresa é parceira de todas as grandes redes de varejo e distribuição de autopeças e está presente em todas as regiões do Brasil.
Fotos: divulgação
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