Durante evento realizado na quinta-feira, 06, o Grupo ZF divulgou novidades, propondo que até 2040 o Grupo se tornará totalmente neutro para o clima. A trajetória de digitalização tem como objetivo aumentar a transparência da ZF no fornecimento de matérias-primas e permitir uma rápida resposta a interrupções na cadeia de suprimentos. Por meio de simulações, a necessidade de frete aéreo pode ser reduzida e, com isso, as emissões de CO2 em até cerca de 5%.
Um cálculo feito pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) em 2019 indicou que o tráfego aéreo foi responsável por 918 milhões de toneladas de emissões globais de CO2, enquanto o frete aéreo foi responsável por 19% desses 918 milhões de toneladas.
Uma visão integrada e holística é importante para enfrentar os custos crescentes e os desafios da descarbonização. No futuro, as distâncias serão encurtadas: os fornecedores estarão mais próximos da produção e os centros logísticos mais próximos dos clientes.
O uso de uma plataforma de fabricação digital minimiza o desperdício de energia. Os exemplos são: gerenciamento de ar comprimido e desligamento, redução de temperaturas de lavagem, gerenciamento automático de carga, controle baseado em necessidades de sistemas técnicos de construção e grandes consumidores, como prensas e máquinas-ferramentas, substituição de processos baseados em gás, como endurecimento, além de sistemas avançados para manutenção preventiva das linhas de produção.
Priorização da eficiência e da previsibilidade
Atingir emissões líquidas zero de GEE (Gases de Efeito Estufa) não é um objetivo irreal de desempenho ambiental. Pelo contrário, é imperativo atender às crescentes expectativas das partes interessadas e, ao mesmo tempo, alcançar a descarbonização da economia.
A previsão avançada e as ferramentas digitais de Planejamento de Vendas, Estoque e Operações (SIOP) melhoram a qualidade do estoque, reduzem as entregas expressas, a produção desnecessária e o desperdício de recursos. A ZF Aftermarket captura mais de 5 milhões de pontos de dados de sua cadeia de suprimentos todos os dias, desde matérias-primas até clientes finais, criando uma única fonte de dados.
A análise de autoatendimento ajuda a equipe da cadeia de suprimentos a converter insights de sinais em tempo real, gerando inteligência acionável também em tempo real. "Continuamos a atender às expectativas dos clientes com produtos de qualidade, mas da maneira mais eficiente do ponto de vista ambiental", enfatiza Everton da Silva.
Soluções digitais para frotas
A logística verde tem como principal objetivo levar o produto de A a B com o mínimo possível de emissões de CO2. No entanto, 73% das emissões totais de CO2 não são geradas pelas próprias operações logísticas da ZF, mas durante outros processos de transporte e entrega. Ferramentas avançadas de cálculo devem melhorara utilização das frotas de caminhões, por exemplo, para reduzir o número de viagens desnecessárias ou para otimizar as operações de carregamento dos caminhões.
Além disso, a ZF Aftermarket oferece soluções digitais para operadores de frotas que desejam melhorar a sustentabilidade e a eficiência das suas operações, fornecendo-lhes as rotas, cargas e ferramentas de rastreamento corretas de que precisam para reduzir sua pegada de CO2.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!