Durante evento realizado na última semana, a empresa anunciou o lançamento da plataforma inteligente desenvolvida exclusivamente para semirreboques que busca aumentar a estabilidade e segurança na frenagem
Com alta inteligência embarcada, iEBS da ZF é um sistema desenvolvido exclusivamente para semirreboques visando aumentar estabilidade do caminhão e oferecer funcionalidades que possam otimizar os processos logísticos com mais segurança e conforto.
O iEBSse trata de uma plataforma inteligente que atua no sistema de freios das carretas, sendo uma evolução do EBS (Electronic Braking System – Sistema de Frenagem Eletrônico). Muito utilizado na Europa, a previsão é de que o sistema chega ao Brasil no último trimestre do ano.
A tecnologia busca oferecer alta segurança para atuar com a mesma eficiência tanto em implementos com freios a tambor como a disco, assim como com suspensão por feixes de molas ou pneumáticas.
Após realizar alguns testes, a engenharia brasileira da ZF, promoveu certos ajustes para adequar a leitura do sistema à realidade do País, sendo adequada para as diversas condições de topografia, clima e diferentes tipos de pavimentação, deixando o sistema preparado para ser utilizado nas mais diversas condições de estradas e rodovias na região.
Atuando preventivamente contra incidentes, o iEBS assegura estabilidade para uma frenagem instantâneas em cada roda e, por meio de inteligência embarcada, identificar qualquer irregularidade durante o trajeto, registrando eletrônica e pontualmente cada problema.
O sistema inteligente entrega relatórios completos aos frotistas e revelam até mesmo a capacidade de carga ociosa de determinada linha.
Outra novidade da ZF reúne tecnologias em sistemas de direção, frenagem e assistência ao motorista para caminhões por meio de sistemas avançados de frenagem que conseguem prever e impedir colisões nas estradas do País.
Uma de suas linhas de produto, a chamada Dinâmica Veicular trabalha com o que há de mais avançado em tecnologias de freios ABS (Antilock Braking System), EBS (Electronic Braking System), Controle de Estabilidade, e ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista para veículos comerciais. Há ainda as tecnologias em sistemas de direção aplicáveis a todos os tipos de plataformas. Como resultado, a associação de tecnologias ZF relacionadas à conectividade, segurança aprimorada e automação completa conduzirão a evolução dos veículos comerciais autônomos nos próximos anos.
De acordo com relatório da Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicado em 2019, aproximadamente 20% dos acidentes rodoviários no Brasil envolvem caminhões. Além disso, cerca de 43% das mortes nas estradas brasileiras ocorrem com acidentes envolvendo caminhões. Ainda segundo o estudo da CNT, colisões representam 68% dos acidentes rodoviários com vítimas no País. Os produtos da Linha de
Segundo Silvio Furtado, diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, os produtos se destacam principalmente devido à inteligência que está embutida em seus sistemas, comandados pelas ECUs (Electronics Control Units) ou Módulos Eletrônicos de Controle. “Nosso sistema conta com diversos sensores que captam dados do comportamento do veículo e do motorista. Estas informações são analisadas pelo módulo eletrônico, e identificam por exemplo, se a velocidade que o veículo está entrando em uma curva é segura para aquele trecho específico da pista. Caso necessário, o módulo envia comandos para os componentes do sistema, que atuam ajudando a controlar a velocidade e o movimento do caminhão ou ônibus”.
Os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) são traduzidos como Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista. Trata-se de um conjunto de itens tecnológicos capazes de suportar o motorista e propiciar uma condução mais segura. O OnGuardMAX™ é o Sistema inteligente da ZF projetado para melhorar a segurança nas estradas, que funciona por meio de radares, câmeras, sensores e softwares que conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada.
Caso o motorista não tome nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, o OnGuardMAX™ inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente.
“São, sem dúvida nenhuma, soluções capazes de salvar muitas vidas nas estradas brasileiras, onde veículos comerciais, infelizmente, ainda se envolvem em um número alarmante de acidentes, em grande parte das vezes causados por erros humanos”, diz Silvio.
Silvio Furtado - diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul
O sistema OnGuardMAX™ também conta com outros recursos de assistência ao motorista como o LDW (Lane Departure Warning ou Aviso de Saída de Pista), que avisa imediatamente o motorista caso ele saia da sua pista por fatores como distração ou sonolência. Também o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controle de Cruzeiro Adaptativo), que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura dos veículos à frente e o BSD (Blind Spot Detection ou Detecção de Ponto Cego), que identifica objetos em pontos cegos.
Outro destaque são os sistemas de direção. O ReAX Steering é um sistema de caixa de direção hidráulica assistida eletricamente pelo acoplamento de um motor elétrico. Em conjunto com o OnGuardMAX™, a tecnologia também oferece a função de manutenção na faixa de rodagem (LKA – do inglês “Lane Keeping Assist”), que ajuda a evitar que o veículo saia da faixa de maneira indesejada, proporcionando mais comodidade e segurança ao motorista.
Fotos: ZF
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!